Marketing do Terrível

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 2 de julho de 2011

Os Quatro Elementos na Maçonaria


Como sabemos, os quatro elementos são : Água, Terra, Ar e Fogo. Sua origem no Ocidente foi na Grécia pré-Socrática, onde defendiam a idéia que a matéria se originava ora no fogo e ora na água.
Alguns gregos da linha pitagórica e aristotélica, acreditavam haver um quinto elemento, mais sutil e chamado de quinta-essência, ou "perfeito", sendo este um elemento cósmico e não terrestre.
Existem historiadores que creditam tal elemento aos chineses, que o chamam de elemento sutil. Sabendo que o conhecimento cientifico veio do Oriente para o Ocidente, acredito que tal afirmação é correta.
Na Astrologia os elementos são divididos em dois grupos :

1 - Fogo e Ar - que são considerados Ativos (Filosofia chinesa é chamado de Yin)
Os signos do Fogo e Ar se expressam no convívio social de forma reservada e com precaução

2 - Terra e Água - que são considerados Passivos (Filosofia chinesa é chamado de Yang)
Os signos da Terra e Água são mais caulelosos e introspectivos

Na Maçonaria os quatro elementos são representados quando da iniciação do recipiendário.

Terra : representa o útero materno, onde o recipiendário é levado a refletir sobre uma nova concepção de idéias e comportamento; já que morreu para o mundo profano e estará renascendo para o mundo maçônico.

Ar : representa o recém nascido, onde trava uma batalha para chegar ao mundo, passando pelo canal vaginal (filosoficamente), saindo do mundo calmo e acalentador do ventre uterino, chegando em um mundo completamente desconhecido  e despreparado para travar durante toda uma vida nossa condição terrena cheia atribulações, anseios, alegrias, decepções etc.

Água : representa a purificação, onde o novo ser é limpo de toda sujeira impregnada em seu corpo quando do nascimento.

Fogo : representa a chama ardente,  a procura de conhecimento filosofico, que nunca deverá ser apagada, pois o verdadeiro maçom é aquele que mantém sua chama acesa na busca da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário