Marketing do Terrível

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Sol e a Lua na Maçonaria



Ao entrar no templo pela primeira vez a minha atenção recaiu desde logo nos símbolos do Sol e da Lua.
Veio-me à idéia o Templo do Sol e da Lua , locais de culto tão antigos como a noite dos tempos onde os homens prestavam homenagem aos Deuses, e logo de seguida o meu pensamento voou para o G.'. A.'. D.'. U.'. que vai guiando a humanidade. A Maçonaria não é uma religião, é um estado de alma, é um modo gratificante de encarar a vida e o que me rodeia defendendo a existência de um Ser Supremo ou num Princípio Criador. Uma religião é algo muito mais complexo, algo que implica detalhes, como a existência de um plano para salvação ou um caminho pelo qual se alcança uma recompensa depois da vida terrena. Implica também uma teologia que tenta descrever a natureza humana bem como o modo ou forma pela qual o homem comunicam com o seu Deus. A Maçonaria não faz nenhuma dessas coisas.
O Sol emana sua própria luz, iluminando toda a Terra, sendo venerado pelos antigos como um Deus, dado sua força, tornando-se também um símbolo da ressurreição, um  novo princípio.
A Lua representa as trevas, a morte e a nova condição espititual em outras esferas, em minha crença pessoal, todos retornam ao Pai Celestial para novos aprendizados.
Nas Lojas Maçônicas, o Sol e Lua representam juntos nossa senda; o sol localiza-se no Oriente onde tem assento o Mestre da Loja, pois é do Oriente que vem toda a sabedoria e conhecimento; no Ocidente localiza-se a Lua onde tem assento os Aprendizes, Companheiros e Mestres, que buscam conhecimento e novas luzes que se irradiam do Oriente para o Ocidente, lembrando que ao Nascer recebemos a Luz da vida através de um Ser Supremo denominado DEUS, porém temos que ter a consciência de que após o aprendizado retornaremos aos seus braços, para renascer.

2 comentários: