Marketing do Terrível

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 2 de abril de 2011

Tiradentes era Maçom ?

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (12 de novembro de 1746 — 21 de abril de 1792) foi dentista, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem (Fonte Wikipedia). Mas, Tirandes foi Maçom ?
 Existe uma corrente na Maçonaria que afrma categoricamente que Tiradentes fora Maçom; porém, a Maçonaria foi instalada no Brasil por volta de 1818 no Rio de Janeiro, portanto quase vinte anos depois de sua morte.
Há alguns atrás tive oportunidade de fazer uma pesquisa em documentos e relatos da época e nada encontrei que provasse que Tiradentes era Maçom, ou seja, não existe absolutamente nada que comprove com documentos que ele tenha sido iniciado nos Antigos Mistérios, então tal afirmação é completamente temerária do ponto de vista da verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário